Solicite uma proposta

5 cuidados que você precisa ter antes de fazer um ensaio newborn

Categoria: ensaio newborn

5 cuidados que você precisa ter antes de fazer um ensaio newborn

Estreado internacionalmente pela prestigiada fotógrafa Anne Geddes, o ensaio fotográfico de recém-nascido hoje já é prática habitual, mas requer uma preparação da família. Pela segurança do bebê e para o resultado sair do jeitinho que todo mundo espera.

Popularmente conhecida pelos calendários, agendas e materiais de papelaria com fotos superfofas de bebês estampadas, a fotógrafa australiana Anne Geddes foi a responsável por tornar o ensaio newborn uma febre no Brasil e provavelmente em todo o mundo. E as mamães e papais só podem agradecer a toda essa popularização do estilo. Agora todo mundo pode registrar este momento e guardar lembranças lindas e especiais seus pequenos.

Mas nem tudo é cor-de-rosa nesse cenário!

Com o crescimento exponencial do mercado de fotografia newborn, muita gente encontrou a oportunidade de lucrar, mas sem se preparar, se instruir devidamente e investir em equipamentos e ambientes adequados para fotografar seres tão frágeis como os recém-nascidos. Do outro lado, há pais e mães que carentes de informação acreditam que podem copiar o estilo de forma caseira ou economizar com fotógrafos amadores, sem prejudicar a segurança e a saúde do seu filho. Mas é muito importante conhecer os riscos e preveni-los!

Mas como fazer isso?

Informando-se e planejando direitinho. Simples assim. Para te ajudar, criamos um passo a passo com os 5 cuidados que você precisa ter antes de fazer um ensaio newborn, para garantir a segurança e a saúde do seu neném e garantir que o resultado sairá ao seu gosto, do jeitinho que você imaginava!

Vamos lá?

1.      Informe-se!

Primeiramente… Google! Busque referências deste tipo de fotografia. Viaje neste universo de fofura nas redes sociais (instagram, facebook, pinterest etc). Não tenha preguiça de ler sobre o assunto. Afinal de contas é do seu bebê que está prestes a nascer que estamos falando. Procure em fontes confiáveis artigos e notícias e devore-os! Só assim é possível se sentir segura para começar o planejamento.

2.      Fuja do “faça você mesmo”

Quando estamos lidando com bebês recém-nascidos, cuja imunidade ainda está se desenvolvendo, todo cuidado é pouco. É preciso garantir que o neném seja exposto a menor quantidade possível de germes e bactérias, que o ambiente esteja na temperatura certa e que ele fique sempre em uma posição confortável e segura para sua coluna, circulação do sangue e respiração.

Por isso, jamais siga aquelas famosas dicas de “faça você mesmo”. Existem profissionais especialistas neste tipo de fotografia que estudaram muito e se prepararam para isso.

3.      Escolha do profissional certo

Como sempre, antes de tudo corra para a internet! Procure referências de fotos de ensaio newborn em sua região. Entre nos sites e redes sociais dos fotógrafos que oferecem o serviço na sua cidade ou que possam viajar para te atender. Leia os comentários das postagens e, principalmente, as avaliações de pessoas que já realizaram ensaios de recém-nascidos com aquele profissional. Até aí já dá para dar uma boa peneirada no mercado.

Depois, converse com suas amigas e amigos que já tiveram filhos. Peça indicações dos melhores fotógrafos e ouça com cuidado cada apontamento que fizerem. Principalmente as críticas.

Não basta ser um bom fotógrafo! Confirme se os fotógrafos que você está pesquisando possuem certificados e selos que atestem seu conhecimento e expertise sobre o comportamento e a fisiologia do recém-nascido. Uma ótima dica é verificar se o fotógrafo faz parte da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN) e se ele possui o selo “EU SEI”, que confirma seu conhecimento e prática para não colocar em risco a saúde do recém-nascido durante as sessões.

Quando já tiver o seu top 3, peça orçamentos, ligue e se possível visite pessoalmente os estúdios para finalmente escolher a pessoa certa!

4.      Respeite os limites do seu bebê

Antes de tudo, lembre-se de que o bebê não escolheu fazer essas fotos. É preciso que os pais se atentem de que o ensaio newborn é uma escolha deles. O ideal, portanto, é que a sessão demore o tempo necessário para seguir o ritmo do bebê, respeitando mamadas, trocas e principalmente o sono do bebê. É muito importante não criar muitas expectativas, porque o bebê é muito sensível e sente as energias do ambiente. Um ambiente repleto de ansiedade deixa ele mais acordadinho. É necessário respeitar os limites do bebê e não exigir muito dele nesta fase que é tão delicada, ou seja, confie no profissional que escolher, ele tem experiência para ler alguns sinais importantes e tratar cada bebê como único.

5.      Programe o ensaio com antecedência!

Para que o fotógrafo consiga posicionar o bebê para as fotos newborn, há um limite de idade que precisa ser respeitado. O recém-nascido precisa ter até 15 dias de vida, porque é nesta primeira fase que eles dormem por mais tempo e ainda não sofrem com os desconfortos ligados à digestão, como as cólicas, os gases e outras manifestações. Deste modo, o ideal é programar o ensaio com antecedência, nos próximos dias à data prevista do nascimento. A dica é ótima para a família se programar financeiramente e para garantir a agenda do fotógrafo favorito para este momento tão sonhado!

 

E aí, gostou?

Ficou com dúvidas?

Entre em contato comigo que será um prazer te explicar tudo deste momento tão especial!

TAGS

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o nosso trabalho, é hora de agir!