Como fazer um ensaio fotográfico newborn seguro para o seu bebê

Categoria: ensaio newborn

Conheça os principais riscos para o recém-nascido e como preveni-los!

 

A fotografia newborn, estilo que se consagrou no mundo com os grandes ícones internacionais Anne Geddes, Britanny Woodall, Amy McDaniel, Ana Brandt e Laurie L., tem suas particularidades e limites que precisam ser reconhecidos e respeitados. Para evitar riscos para o bebê e para que o resultado seja lindo!

Para que o fotógrafo consiga posicionar o bebê para as fotos newborn, há um limite de idade que precisa ser respeitado. O recém-nascido precisa ter até 15 dias de vida, porque é nesta primeira fase que eles dormem por mais tempo e ainda não sofrem com os desconfortos ligados à digestão, como as cólicas, os gases e outras manifestações. Mas é justamente nestes primeiros dias que o neném está mais vulnerável, pois sua imunidade ainda está se desenvolvendo.

Por isso, para garantir um ensaio fotográfico newborn seguro para o seu bebê, listamos os principais cuidados que precisam ser tomados durante a sessão:

HIGIENE

O seu recém-nascido ainda tem a imunidade muito baixa. Por isso, é necessário que todos os objetos usados no ensaio newborn (objetos cenográficos, figurino, acessórios, tecidos etc) estejam higienizados, assim como o ambiente. Deste modo, é possível garantir que o bebê seja exposto a menor quantidade possível de germes e bactérias nocivas a sua saúde.

Uma parte superimportante é a higiene das mãos do fotógrafo e de outras pessoas que possam entrar em contato direto com o bebê. Dessa forma, é preciso que elas estejam com as mãos sempre limpas, de preferência com álcool, e que toda vez que entrarem em contato com objetos não higienizados voltem a fazer a limpeza das mãos corretamente.

TEMPERATURA

O seu bebê ficará peladinho durante a maior parte do ensaio. Por isso, é necessário que a temperatura ambiente permaneça em torno dos 26 aos 28º C, que é a margem ideal para que ele se sinta confortável e não sinta frio, arriscando um resfriado ou doenças mais sérias.

Também é importante sempre observar as reações do corpinho do recém-nascido, porque se ele apresentar suor ou vermelhidão estes podem ser sinais de que ele está com calor e consequentemente perdendo líquido. Como ele é um ser muito frágil, pode se desidratar e entrar muito rapidamente em sofrimento. Por conta disso, o ambiente também não pode estar muito quente.

POSICIONAMENTO

É importante que a pessoa (fotógrafo ou assistente) que vai posicionar o bebê tenha as técnicas necessárias para isso. Algumas poses demandam cuidados muito específicos para evitar que o bebê passe por situações de risco como: má circulação, espasmos que podem gerar desequilíbrio, dificuldade de respiração, quedas, torções etc.

Por isso, não basta ser um bom fotógrafo! Para fazer um ensaio newborn seguro é preciso confirme se o fotógrafo possui os certificados e selos que atestem seu conhecimento e expertise sobre o comportamento e a fisiologia do recém-nascido. Uma ótima dica é verificar se o fotógrafo faz parte da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN) e se ele possui o selo “EU SEI”, que confirma seu conhecimento e prática para não colocar em risco a saúde do recém-nascido durante as sessões.

AMBIENTE CONTROLADO

Ainda por conta do bebê ainda ter uma imunidade muito fraquinha, é preciso que este ambiente esteja livre de proliferação de fungos, bactérias e outros agentes transmissores e causadores de doenças, conforme alertamos acima. O local precisa ser totalmente livre de insetos e não pode ter muita circulação de pessoas diferentes. É fundamental que tenham locais onde o bebê possa permanecer sem que seja exposto diretamente à luz do sol.

O ideal é que o espaço tenha tudo que o bebê possa precisa durante a sessão de fotos: geladeira para armazenar leite, microondas ou fogão para esquenta-lo, espaço para a mãe amamentar com conforto e segurança.

Há dois lugares ideais para a realização de um ensaio newborn: a casa da família e o estúdio fotográfico totalmente preparado e desenvolvido exclusivamente para este estilo de fotos.

SILÊNCIO

Locais muito ruidosos, próximos a avenidas ou regiões comerciais não são recomendados. Isto porque o barulho pode estressar o bebê e atrapalhar um momento que precisa ser de conexão entre o recém-nascido, o fotógrafo e os pais. O silêncio é um dos maiores recursos para a concentração, fundamental para a sessão de newborn, que deve ser rápida e leve, no ritmo do seu filho que acabou de nascer.

EXPERIÊNCIA

Técnica muitas vezes não é o bastante. O fotógrafo precisa ter calma, serenidade e paciência para lidar bem com o recém-nascido e não exigir muito dele. Cada bebê é um bebê e tem suas particularidades. O profissional precisa ser um bom observador e ter a sensibilidade necessária para captar essas diferenças e entender como agir da melhor maneira com cada neném. Ele precisa antes de tudo amar muito o que faz!

Além de saber lidar com a criança que acaba de nascer, o fotógrafo também precisa controlar as expectativas da família. Ele tem que saber ser firme na hora certa para explicar as limitações do bebê e negar pedidos de fotos que podem coloca-lo em risco.

Ufa!

São muitos detalhes, não é mesmo?

Quer saber mais sobre este tipo de ensaio e ficar por dentro das tendências e novidades?

Registre-se AQUI para receber conteúdos exclusivos!

TAGS

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o nosso trabalho, é hora de agir!