Solicite uma proposta

Ensaio subaquático de gestante: 9 dúvidas frequentes

Categoria: Ensaio Gestante, Ensaio Subaquático

Descubra o mundo encantado da fotografia embaixo d’água!

É muito incrível a evolução da fotografia, não é mesmo? Pense bem… Nem sempre foi tão fácil fotografar em qualquer lugar. Imagine fotografar embaixo d’água! Para se ter uma ideia, não faz nem 100 anos que a primeira caixa estanque (equipamento para evitar o contato da câmera com a água) foi inventada. E o estilo artístico de fotos embaixo da água só foi adotado muito recentemente no universo da moda, influenciada pelo cinema. Fotos subaquáticas de gestantes então… é muito pouquinha gente que sabe o que está fazendo no Brasil.

Pioneira em Florianópolis, a fotógrafa Paula Carpi já clica grávidas embaixo d’água há um ano e meio, desde que se especializou no estilo. Lembrando encantadoras sereias, as gravidinhas aparecem submersas na água com cabelos e roupas em movimento, em um cenário mágico que transmite paz, luz e o sagrado feminino. O ensaio subaquático também pode mostrar os pais e eventualmente os primeiros filhos ou ainda a família toda em um clima de diversão. “Eu amo esse tipo de ensaio, porque ele permite movimentos únicos e traz à fotografia de gestante um novo olhar, lúdico, imaginativo, como em um sonho”, diz Paula.

 

Quer saber mais?

Para ajudar as futuras mamães a entender este novo estilo de fotografia para gestantes e famílias, a Paula responde as nove perguntas mais frequentes de quem se interessa pelo seu trabalho.

Vamos lá!

  1. Onde o ensaio subaquático de gestante pode ser feito?

O ensaio é realizado embaixo d’água (de verdade!) com uma câmera profissional protegida por um acessório de borracha. Pode ser feito em piscinas climatizadas e rasas, de modo que deem pé para a mamãe, preservando sua segurança. No verão, a fotógrafa oferece a opção de fazer as fotos ao ar livre, em águas calmas e muito cristalinas.

 

  1. Quanto tempo devo ficar embaixo da água?

Somente alguns segundos! Pode ficar tranquila. A cada mergulho nos concentramos em uma pose diferente, respiramos fundo e descemos juntas. Em apenas alguns instantes embaixo da água trancando a respiração conseguimos fazer muitos cliques, garantindo um bom número de opções de fotos. Lembre-se que a piscina dá pé, oferecendo conforto e segurança para você.

  1. Existem truques para afundar?

Sim! Como as gestantes costumam flutuar mais na água, eu sempre indico mergulhar, soltar quase todo o ar dos pulmões pelo nariz e manter-se embaixo da água por alguns segundos, na pose que combinarmos, até sentir que é o momento de subir novamente para pegar mais ar. Sem pressa, cada pessoa tem seu tempo e seus limites. Outro truque é movimentar braços e pernas constantemente, empurrando a água para cima. Assim fica mais fácil de manter-se submersa. Se necessário, você pode usar pesinhos de academia para facilitar a descida. Eu uso diferentes acessórios de peso para auxiliar as mamães. O(a) companheiro(a) também pode te ajudar a afundar por mais tempo, nas fotos de família.

 

  1. Quais são as dicas para sair bem na foto?

Relaxar a feição embaixo d’água não é algo simples. Exige um pouquinho de tempo e treino. É normal os 30 primeiros minutos serem um momento de descoberta, no qual cada gestante vai achando a sua maneira de mergulhar, de respirar, de relaxar o rosto, de se movimentar… Mas como já tenho uma boa experiência com este tipo de ensaio, consigo dar os direcionamentos e criar possibilidades para que fique cada vez mais fácil para a gestante posar embaixo da água com diferentes expressões. Não é necessário estar sempre olhando para a câmera e sorrindo, por exemplo. As poses de perfil são um ótimo truque para o início do ensaio e ficam lindas! Aos pouquinhos, percebendo seus limites, vou desafiando a mamãe a testar novos movimentos para poses diferentes. Depois desse tempo de adaptação, tudo começa a fluir e se torna uma grande diversão!

  1. Quanto tempo dura o ensaio?

O ensaio subaquático dura em torno de duas horas entre trocas de roupa, pausas para descanso e respiração. Tudo feito com muita calma, carinho e respeito às condições e ao momento da gestante e da família.

 

  1. Posso levar minha família, então?

Claro! Eles fazem parte desse momento maravilhoso. Crianças menores de seis anos não costumam ter muita intimidade com o mergulho ou a apneia. Eles podem acompanhar e podemos tentar introduzi-los ao ensaio, mas sem forçar a barra. Não queremos ninguém traumatizado! Para eles tudo tem de ser uma grande brincadeira.

  1. Tenho uma piscina em casa. Podemos fazer aqui?

Depende da profundidade, da iluminação, da temperatura, transparência da água e as condições climáticas do dia do ensaio. Ou seja, é sempre melhor fazer no local indicado pelo fotógrafo, mas nada impede avaliar cada caso, claro!

 

 

  1. Posso usar maquiagem à prova d’água?

Isso vai de cada mulher. Se for muito importante para você usar a maquiagem, para te deixar mais segura em relação a sua aparência, não tem problema. Mas eu sempre alerto: mesmo que a maquiagem seja toda à prova d’água, nosso instinto natural ao sair para a superfície da água é de levar as mãos aos olhos, podendo borrar a pele e ser necessária a retirada da maquiagem toda para voltar à sessão.

  1. Com que roupa eu vou?

Os fotógrafos que fazem este tipo de ensaio costumam já ter um acervo de figurinos específicos para usar embaixo d’água. Panos, sedas, vestidos esvoaçantes, tudo isso ajuda a criar um movimento que passa o conceito de leveza e beleza. Mas a gestante também pode levar alguns itens para que o ensaio fique do seu jeitinho: vestidos justos e lisos são uma ótima pedida, biquínis, maiôs e bodies também podem compor um look lindo!

 

Gostou mas ainda está indecisa?

Entre em contato com a Paula e tire todas as suas dúvidas. Faça um orçamento e viva esta experiência única!

TAGS

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Vamos marcar uma conversa para que possamos apresentar ainda com mais detalhes o nosso trabalho, será um prazer!