Descubra o mundo encantado da fotografia embaixo d’água!
É muito incrível a evolução da fotografia, não é mesmo? Pense bem… Nem sempre foi tão fácil fotografar em qualquer lugar. Imagine fotografar embaixo d’água! Para se ter uma ideia, não faz nem 100 anos que a primeira caixa estanque (equipamento para evitar o contato da câmera com a água) foi inventada. E o estilo artístico de fotos embaixo da água só foi adotado muito recentemente no universo da moda, influenciada pelo cinema. Fotos subaquáticas de gestantes então… é muito pouquinha gente que sabe o que está fazendo no Brasil.
Pioneira em Florianópolis, a fotógrafa Paula Carpi já clica grávidas embaixo d’água há um ano e meio, desde que se especializou no estilo. Lembrando encantadoras sereias, as gravidinhas aparecem submersas na água com cabelos e roupas em movimento, em um cenário mágico que transmite paz, luz e o sagrado feminino. O ensaio subaquático também pode mostrar os pais e eventualmente os primeiros filhos ou ainda a família toda em um clima de diversão. “Eu amo esse tipo de ensaio, porque ele permite movimentos únicos e traz à fotografia de gestante um novo olhar, lúdico, imaginativo, como em um sonho”, diz Paula.
Quer saber mais?
Para ajudar as futuras mamães a entender este novo estilo de fotografia para gestantes e famílias, a Paula responde as nove perguntas mais frequentes de quem se interessa pelo seu trabalho.
Vamos lá!
O ensaio é realizado embaixo d’água (de verdade!) com uma câmera profissional protegida por um acessório de borracha. Pode ser feito em piscinas climatizadas e rasas, de modo que deem pé para a mamãe, preservando sua segurança. No verão, a fotógrafa oferece a opção de fazer as fotos ao ar livre, em águas calmas e muito cristalinas.
Somente alguns segundos! Pode ficar tranquila. A cada mergulho nos concentramos em uma pose diferente, respiramos fundo e descemos juntas. Em apenas alguns instantes embaixo da água trancando a respiração conseguimos fazer muitos cliques, garantindo um bom número de opções de fotos. Lembre-se que a piscina dá pé, oferecendo conforto e segurança para você.
Sim! Como as gestantes costumam flutuar mais na água, eu sempre indico mergulhar, soltar quase todo o ar dos pulmões pelo nariz e manter-se embaixo da água por alguns segundos, na pose que combinarmos, até sentir que é o momento de subir novamente para pegar mais ar. Sem pressa, cada pessoa tem seu tempo e seus limites. Outro truque é movimentar braços e pernas constantemente, empurrando a água para cima. Assim fica mais fácil de manter-se submersa. Se necessário, você pode usar pesinhos de academia para facilitar a descida. Eu uso diferentes acessórios de peso para auxiliar as mamães. O(a) companheiro(a) também pode te ajudar a afundar por mais tempo, nas fotos de família.
Relaxar a feição embaixo d’água não é algo simples. Exige um pouquinho de tempo e treino. É normal os 30 primeiros minutos serem um momento de descoberta, no qual cada gestante vai achando a sua maneira de mergulhar, de respirar, de relaxar o rosto, de se movimentar… Mas como já tenho uma boa experiência com este tipo de ensaio, consigo dar os direcionamentos e criar possibilidades para que fique cada vez mais fácil para a gestante posar embaixo da água com diferentes expressões. Não é necessário estar sempre olhando para a câmera e sorrindo, por exemplo. As poses de perfil são um ótimo truque para o início do ensaio e ficam lindas! Aos pouquinhos, percebendo seus limites, vou desafiando a mamãe a testar novos movimentos para poses diferentes. Depois desse tempo de adaptação, tudo começa a fluir e se torna uma grande diversão!
O ensaio subaquático dura em torno de duas horas entre trocas de roupa, pausas para descanso e respiração. Tudo feito com muita calma, carinho e respeito às condições e ao momento da gestante e da família.
Claro! Eles fazem parte desse momento maravilhoso. Crianças menores de seis anos não costumam ter muita intimidade com o mergulho ou a apneia. Eles podem acompanhar e podemos tentar introduzi-los ao ensaio, mas sem forçar a barra. Não queremos ninguém traumatizado! Para eles tudo tem de ser uma grande brincadeira.
Depende da profundidade, da iluminação, da temperatura, transparência da água e as condições climáticas do dia do ensaio. Ou seja, é sempre melhor fazer no local indicado pelo fotógrafo, mas nada impede avaliar cada caso, claro!
Isso vai de cada mulher. Se for muito importante para você usar a maquiagem, para te deixar mais segura em relação a sua aparência, não tem problema. Mas eu sempre alerto: mesmo que a maquiagem seja toda à prova d’água, nosso instinto natural ao sair para a superfície da água é de levar as mãos aos olhos, podendo borrar a pele e ser necessária a retirada da maquiagem toda para voltar à sessão.
Os fotógrafos que fazem este tipo de ensaio costumam já ter um acervo de figurinos específicos para usar embaixo d’água. Panos, sedas, vestidos esvoaçantes, tudo isso ajuda a criar um movimento que passa o conceito de leveza e beleza. Mas a gestante também pode levar alguns itens para que o ensaio fique do seu jeitinho: vestidos justos e lisos são uma ótima pedida, biquínis, maiôs e bodies também podem compor um look lindo!
Gostou mas ainda está indecisa?